COMO FAZER ? PERGUNTAS E RESPOSTAS !

Índice

Como fazer um orçamento de seguro para o ramo Automóvel de um item ?

- Clique na tela inicial no ícone Novo Orçamento

- Na tela Selecionar Ramos, selecione o ramo AUTOMÓVEL

A tela de orçamento de AUTOMÓVEL será aberta com as seguintes guias:

Seguradoras, Cliente, Veículos, Coberturas, Cláusulas, Franquias, Prêmios Líquidos, Formas de Pagamento, Observações, Observações por Item.

Para saber mais detalhes sobre cada uma delas, acesse a opção Tarefas Gerais - Novo Orçamento.

Navegue pelas guias preenchendo as informações necessárias conforme abaixo e depois clique no botão Salvar.

Guia Seguradoras
Selecione as seguradoras desejadas para fazer o orçamento, você poderá selecionar de 1 a 6 seguradoras.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Seguradoras

Guia Cliente
Preencha os campos Produtor, Canal de Vendas, Status, Tipo de Orçamento e vencimento.
Selecione o Tipo de Pessoa (Física e Jurídica) e digite as informações pedidas.
Apenas o nome do cliente é obrigatório ser preenchido, as demais informações tornam seu orçamento mais completo.
Você também poderá selecionar um cliente já cadastrado na relação de clientes.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Cliente

Guia Veículos
Digite o ano de fabricação, ano de modelo e uma breve descrição do veículo. Exemplo: 2008/2008 Palio. Serão mostrados todos os veículos com descrição PALIO que existam na versão 2008/2008. Dê dois cliques com o mouse sobre o veículo que você quer e os dados do mesmo serão transportados para os campos correspondentes.
Caso julgue necessário, complete os outros campos de informação sobre o veículo.
Clique no botão Incluir Item para que o veículo seja incluído no orçamento.

Caso precise alterar os dados de um item incluído, selecione a linha correspondente ao mesmo e clique no botão Alterar Item. Para excluir um item, selecione a linha correspondente ao mesmo e clique no botão Excluir Item.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Veículos

Guia Coberturas
Serão exibidas todas as coberturas disponíveis para as seguradoras selecionadas inclusive com algumas delas já marcadas para uso. Estas coberturas foram previamente parametrizadas, caso queira alterar esta parametrização acesse a opção - Cadastros Auxiliares - Coberturas.
Marque ou desmarque as coberturas que serão utilizadas em seu orçamento.
Você também poderá alterar os valores das coberturas dando um duplo clique sobre os valores desejados. Exemplo: Trocar 100% TAB. FIPE por 110% TAB. FIPE.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Coberturas.

Guia Cláusulas
Serão exibidas todas as cláusulas disponíveis para as seguradoras selecionadas inclusive com algumas delas já marcadas para uso. Estas cláusulas foram previamente parametrizadas, caso queira alterar esta parametrização acesse a opção - Cadastro Auxiliares - Cláusulas.
Marque ou desmarque as cláusulas que serão utilizadas em seu orçamento. Para alterar a variação da cláusula de um duplo-clique na coluna desejada, será aberta uma nova janela com as opções existentes.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Cláusulas.

Guia Franquias
Nesta guia você irá digitar as franquias do veículo para cada uma das seguradoras escolhidas. Se você não quiser mostrar as franquias em seu orçamento, basta desmarcar a opção Quero exibir as franquias neste orçamento.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Franquias.

Guia Prêmios Líquidos
Nesta guia você poderá informar os prêmios líquidos individuais de cada item. Como seu orçamento é de apenas um item, sugerimos que você pule esta guia. Nos casos de orçamentos de frota, esta informação torna-se mais importante pois você pode mostrar para seu cliente o quanto cada um dos itens está representando no preço total do seguro.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Prêmios Líquidos.

Guia Formas de Pagamento
Nesta guia você irá informar os valores a pagar por Seguradora/Formas de Pagamento.
Para cada seguradora que estiver parametrizada no ClickSeg, serão exibidos os campos Valor a Vista ou Prêmio Líquidos (você definirá qual dos dois valores deseja informar) e o Custo de Apólice para você informar os valores correspondentes. Após informas os mesmos clique no botão CALCULAR, os valores para todas as formas de pagamento serão automaticamente calculados. Se você informou os prêmios líquidos na guia Prêmios Líquidos, os valores serão somados e transportados automaticamente para o campo correspondente na guia Forma de Pagamento. Você também poderá inserir valores manualmente dando duplo-clique sobre as células correspondentes (utilize este método para as seguradoras que não estejam parametrizados).
Você também poderá marcar e desmarcar as formas de pagamento que serão exibidas em seu orçamento de acordo com a sua necessidade. Note que algumas formas de pagamento já aparecerão marcadas. Caso queira alterar o padrão de exibição de formas de pagamento bem como cadastrar novas formas, acesse a opção Cadastro Auxiliar - Formas de Pagamento.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Formas de Pagamento.

Guia Observações por Item
Nesta guia você poderá informar as observações individualizada por item.  Como seu orçamento é de apenas um item, sugerimos que você pule esta guia. Esta guia será realmente útil nos casos de orçamentos de frota
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Observações por Item.

Guia Observações
Nesta guia você terá um campo para digitar livremente as observações referente ao orçamento.
Além disso, você terá várias observações que foram previamente parametrizadas, caso queira alterar esta parametrização acesse a opção - Cadastro Auxiliares - Observações.
Para utilizar estas observações pré-definidas basta selecioná-las.
Para mais detalhes acesse a opção - Guia Observações.

Botão Salvar
Independente da guia que você esteja, utilize este botão para gravar seu orçamento.